segunda-feira, 2 de novembro de 2009

- DICA DO DOUTOR -

CHUMBINHO

O chumbinho não é um bom veneno para matar ratos, porque os-mata imediatamente. Sendo, os ratos, animais extremamente inteligentes acabam por não comer mais a comida que provocou a morte de um individuo de sua familia. Os ratos vivem em uma sociedade em que há um líder; esse líder ordena que um rato do bando coma determinada comida nova encontrada para se certificar que será seguro o grupo se alimentar. Como o principio ativo do chumbinho, a estricnina, mata imediatamente o bando percebe o perigo e não come.

Portanto, o chumbinho serve única e exclusivamente para matar UM rato em uma sociedade de ratos que pode chegar a ter 50 membros.

O controle de ratos mais simples e eficiente é baseado em atitudes simples: não deixe restos de comida na pia, lixo aberto. Qualquer sobra de comida deve ser guardada e o lixo fechado de tal maneira que o rato não seja atraido. Limpeza e higiene são um dos melhores métodos para combater esses roedores, afinal, se eles não encontrarem comida disponivel, não ficarão naquela casa.

Caso seja necessario o uso de venenos, use apenas aqueles comprados em casa agropecuaria, NUNCA chumbinho. Coloque o veneno longe do alcance de seus animais mas em local apropriado para o rato. Os ratos possuem habitos noturnos e não irão comer o veneno de dia. De dia seu cão ou gato irá comer, se intoxicar e morrer. Por isso, prenda o cão a noite e coloque o veneno longe dele não esquecendo-se de retira-lo logo pela manha antes de soltar os animais.

Dr. Alexandre E. Ribeiro
Médico Veterinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SE ILUDA, TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE NÃO AJUDA! NÃO ABANDONE ANIMAIS!