segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

- DICAS -


Estão chegando as festas de fim de ano, e com elas, os fogos de artifício. Os fogos são responsáveis pelos mais variados tipos de acidentes.
Todos os animais se assustam facilmente com o barulho de fogos e rojões. O pânico os desorienta, os levando a fugir ou se machucarem na tentativa.
Cães e gatos que fogem, além de se perderem no caminho, podem ser atropelados ou maltratados nas ruas. Com o stress do barulho, podem vir a atacar as pessoas a seu redor ou outros animais, por não entenderem o que está se passando e se sentirem ameaçados. Alguns chegam a se mutilar, se jogar de janelas ou convulcionar devido ao pânico.
Por isso é muito importante que todos as pessoas tomem os cuidados básicos para proporcionar aos seus filhos de quatro patas conforto e segurança nesses momentos.
Cães devem ficar em um ambiente que tenha mais proteção contra o som, de preferência com luz amena e temperatura agradável. Não os superalimente pois podem acabar vomitando pelo stress. Devem ter um lugar confortável para deitar e é interessante colocar tecidos ou mesmo colchões nas janelas para abafar o som dos fogos.
Gatos devem ter lugares para se esconderem, como armários ou cobertores bagunçados na cama para fazerem "tocas". Água, comida e caixa de areia devem ser posicionados de modo que uma "fuga" nao os derrube. Tire qualquer coisa que possa ser derrubada, derramada ou quebrada.

Não esqueçam de seus peludos nas festas pois eles são membros da sua família.

Um comentário:

NÃO SE ILUDA, TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE NÃO AJUDA! NÃO ABANDONE ANIMAIS!